Para fazer cupcakes não é preciso ser um expert na cozinha. Além do mais, há várias receitas disponíveis na internet, que explicam o passo a passo.

Receita de Cupcake

 

Geralmente, quando as pessoas passam em frente a uma padaria ou confeitaria que vende cupcakes ficam se perguntando: será que é fácil colocar a mão na massa e preparar bolinhos tão deliciosos como estes? E se a pessoa não tiver talento para cozinhar, ainda assim é possível fazer algo tão gostoso como os cupcakes? Sim, é possível, mesmo para quem não tem intimidade com a cozinha. Mas, como fazer cupcakes? Quais ingredientes utilizar? Você vai ver que é tudo muito simples e fácil de fazer.

Receita de Cupcake

A massa de cupcake leva sete ingredientes: farinha de trigo, açúcar, ovos, leite, manteiga, baunilha e fermento. Você deve bater todos os ingredientes no processador, com exceção do leite, que vai sendo acrescentado aos poucos, por último. Quando todos os ingredientes estiverem misturados, a massa de cupcake já estará pronta. O próximo passo é colocar uma colher de massa em cada forma (em 2/3 da forma, já que a massa irá crescer) e levar ao forno para assar. O forno já deve estar pré-aquecido em temperatura de 180°C. Depois de cerca de 20 minutos, o cupcake estará pronto. Lembre-se que é preciso deixar esfriar para desenformar.

Há várias receitas de cupcake para serem feitas e, posteriormente, degustadas. Vamos dar alguns exemplos. Você vai encontrar receita de cupcake com pistache, cupcake de cenoura, nozes e coco, cupcake de café, ou seja, a receita do cupcake pode ter qualquer sabor, só depende da sua imaginação. No entanto, a receita de cup cake de chocolate é a mais tradicional, e a mais irresistível de todas as receitas, afinal de contas, só de olhar para um cupcake de chocolate já surge a vontade de experimentar o bolinho, mesmo que não se esteja com fome.

Se você quer experimentar outros tipos de bolinhos além dos cupcakes, a sugestão é experimentar o muffin. Para que você faça uma comparação entre os dois bolinhos, selecionamos receita de muffin para você testar. Depois, você escolhe qual bolinho prefere: cupcake ou muffin. É claro que os muffins também podem levar recheio e cobertura. Por isso, aqui você vai encontrar a receita de muffin tradicional, ou seja, sem recheio e sem cobertura, e uma receita de muffin com recheio.

Para o muffin, você vai precisar de uma forma específica para muffins. Elas são encontradas em silicone ou em metal. Quando os muffins forem assar, você deve untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha. Desta forma, não é necessário colocar a massa de muffin em uma forma de papel. No caso de você não untar a forma com manteiga, aí, sim, será necessário colocar a massa em formas de papel que serão depois colocadas na forma de muffin (silicone ou metal). Lembre-se que os muffins irão crescer, então deixe um espaço para a massa crescer na forma, ou seja, preencha somente 2/3 da forma com a massa. Para ficar pronto, o muffin deve ficar assando, em forno médio, por cerca de 30 minutos. Se o muffin já estiver douradinho significa que ele está pronto.

Receita Massa Muffin

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer:

Peneire a farinha 3 vezes e acrescente o fermento na peneira. Desta forma, a massa do muffin ficará mais fofinha. Na batedeira, coloque o açúcar e a manteiga e vá batendo até ficar homogêneo. Depois, acrescente o ovo e continue batendo. A seguir, junte a farinha e o leite aos poucos. Mexa mais uma vez. Quando a massa estiver homogênea, é sinal de que a massa do muffin está pronta. O forno deve estar pré-aquecido em temperatura de 180°C. Asse os bolos por cerca de 20 a 25 minutos, ou até ficarem dourados. Depois, espere esfriar para desenformar.

Receita Muffin com Recheio

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 3 colheres (sopa) canela em pó (opcional)
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • 1/4 manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • 200 g de iogurte natural

Recheio:

  • 200 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 g de chocolate ao leite picado

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes em um recipiente, deixando o ovo e a manteiga derretida por último. A massa deve ser batida à mão. Depois da massa pronta, unte uma forma com manteiga, farinha e um pouco de canela (opcional). Coloque uma camada de massa, o chocolate já picado e cubra o resto da massa. Pronto, agora é só colocar os muffins para assar por cerca de 40 minutos, ou até eles ficarem dourados. O forno deve estar pré-aquecido em 180°C.

Receita Cupcakes - www.receitacupcakes.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.