Os cupcakes ficam ainda mais saborosos e delicados se tiverem alguma cobertura. As coberturas mais famosas são ganhache, pasta americana e glacê.

Cobertura para Cupcakes

 

A preparação de cupcakes vai permitir que sua imaginação não tenha limites na hora de preparar a cobertura de cupcake. Aqui, você vai conhecer nove tipos de coberturas para cupcake. São elas: glacê, ganache, pasta americana, fondant, buttercream, brigadeiro, merengue ou suspiro, marshmallow e creem chease.

Cobertura para Cupcakes

Feito basicamente de clara de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão, o glacê é um tipo de cobertura que pode sofrer algumas variações, dependendo, é claro, de quem está fazendo a cobertura. Há receitas que, por exemplo, substituem a clara de ovo por clara pasteurizada ou clara em pó. E que ao invés de colocarem açúcar de confeiteiro, misturam amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro e criam o chamado, açúcal impalpável. Já o ganache é feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal. A consistência do ganhache é mais líquida, porém, após trabalhada, ela endurece um pouco.

A pasta americana é outro tipo de cobertura muito utilizada em cupcakes. Para a pasta americana são necessários ingredienes como gelatina, gordura hidrogenada (ou manteiga), água, glucose de milho (produzido a partir de ingredientes naturais extraídos de grãos de milho e de açúcar, o produto fica com um leve sabor de mel) e açúcar impalpável. Dica: se você não quer fazer a cobertura de pasta americana, você já encontra a pasta americana pronta para uso. Já o fondant tem como característica a mistura de manteiga, açúcar de confeiteiro e leite (ou uma mistura de água e glucose de milho). Sua consistência é líquida e se assemelha ao glacê.

A manteiga é o ingrediente principal do buttercream. Para a cobertura, a manteiga é batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha. Outra cobertura que vai deixar seu cupcake ainda mais gostoso é a de brigadeiro (receita que mistura leite condensado com chocolate). E que tal uma cobertura de merengue ou suspiro para o cupcake? É fácil de fazer. Misture as claras batidas em neve com o açúcar e leve a massa ao forno para dourar levemente. A cobertura leva água, açúcar, gelatina incolor, claras, glucose de milho, creme tartar e essência de baunilha. Já a cobertura de marshmallow leva claras, essência de baunilha, emulsificante e açúcar peneirado. E por último, ouse um pouco mais ao criar uma cobertura de cream cheese. Basta misturar cream cheese, açúcar de confeiteiro e manteiga sem sal.

Pronto, espero que vocês aproveitem as dicas de cobertura. A seguir, daremos mais detalhes de receita cobertura de cupcake. Você poderá conferir que as receitas são fáceis de fazer e que ficam bastante saborosas em cupcakes. Uma dica: as coberturas devem ser colocadas quando os bolinhos estiverem frios. Ah, e se você quiser incrementar ainda mais as coberturas de cupcake acrescente corantes para deixar os cupcakes coloridos e mais atraentes. E como há pessoas que têm intolerância à lactose, colocamos também uma receita que não leva manteiga na cobertura.

Cobertura Glacê de Chocolate

Ingredientes:

  • 2 1/2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1/4 xícara de cacau em pó
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de leite

Modo de Fazer:

A manteiga deve ser batida por 30 segundos, até amolecer. Em seguida, acrescente o cacau em pó e 1 xícara de açúcar até incorporar. Depois, coloque a metade do leite e o restante de açúcar até incorporar. A seguir, continue acrescentando o leite até obter a consistência desejada. Quando encontrar o ponto certo, a cobertura de glacê de chocolate já estará pronta.

Cobertura Ganache

Ingredientes:

  • 1 xícara de chocolate amargo bem picado
  • 1 xícara de creme de leite
  • 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
  • 1 pitada de sal (opcional)

Modo de Fazer:

Para que o chocolate amargo derreta mais facilmente, corte o chocolate em pedaços pequenos. Depois, esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Quando estiver fervendo, é hora de desligar o fogo e colocar o chocolate picado, mexendo bem para derretar. Depois do chocolate ter derretido, é hora de misturar o açúcar e o sal. Mas, lembre-se, o açúcar e o sal são ingredientes opcionais. Pronto, agora é só cobrir o cupcake.

Três dicas: você pode colocar o ganache com uma colher e, assim, formar uma camada lisa e brilhante; pode colocar açúcar na receita, provocando um endurecimento da cobertura, que ficará com formato de casquinha, ou levar o ganache a geladeira para ele esfriar e endurecer.

Cobertura Pasta Americana

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gelatina incolor e sem sabor
  • 3 colheres de sopa de água, em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de glucose
  • 1 colher de sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 500 g de açúcar impalpável

Modo de Fazer:

Comece misturando a gelatina e a água, assim a gelatina irá hidratar por alguns minutos. Acrescente a glucose e a gordura na gelatina já hidratada. Aqueça em banho-maria, vá mexendo até os ingredientes se dissolverem, mas não deixe ferver. Quando retirar a panela do banho-maria deixe esfriar por 5 minutos. Junte o açúcar impalpável, misture tudo em uma tigela e, quando a massa estiver pronta, coloque-a em outra tigela limpa e bata bem.

Dica: se a pasta ficou mole demais, acrescente um pouco mais de açúcar impalpável. Pronto, a pasta americana já pode ser utilizada.

Cobertura Fondant

Ingredientes:

  • 1,5 kg de fondant pronto
  • 150 ml de calda caramelizada
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • Água quente
  • Corantes variados (opcional)

Modo de Fazer:

Pegue o fondant já pronto e coloque dentro de uma vasilha grande. Depois, cubra o fondant com água bem quente e leve ao micro-ondas por 15 minutos. O micro-ondas deve estar com potência média. Retire o fondant já amolecido do micro-ondas, deite fora a água que sobrou e adicione a calda caramelizada morna, o suco de limão e a glucose. E se quiser, coloque corante da sua preferência. Misture tudo, leve ao micro-ondas e coloque na potência média por 3 minutos, retire do micro-ondas, mexa novamente até ficar no ponto de uma pasta homogênea, e coloque no micro-ondas novamente por mais um minuto. No final deste tempo, a cobertura com fondant já estará pronta para colocar sobre o cupcake.

Cobertura Buttercream

Ingredientes:

  • 3 claras de ovos
  • 3/4 de açúcar granulado
  • 1/2 xícara de manteiga gelada
  • Essência de baunilha ou açúcar vanílico ou outra essência de sua preferência

Modo de Fazer:

As claras são misturas com o açúcar. Em seguida, coloque em uma vasilha em banho-maria. Misture com um batedor de ovos (fouet), que pode ser em formato espiral ou em voltas duplas, até o ponto em que o açúcar derreta e a clara fique bem branquinha (a mistura se transforma em merengue). Quando estiver pronto, transfira de imediato para a batedeira o merengue, que deve ser batido por 6 minutos em velocidade média ou até esfriar. Em seguida, acrescente a manteiga aos poucos e continue batendo, agora em velocidade alta. Aos poucos, vá  colocando a essência de sua preferência ou vá misturando outros ingredientes, dependendo do seu gosto e da sua criatividade.

Cobertura Brigadeiro

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 lata de leite condensado

Modo de Fazer:

A margarina deve ser derretida. Depois acrescente o chocolate em pó e o leite condensado. Mexa até dar o ponto e cubra o cupcake com esta cobertura deliciosa. Você pode ainda cubrir o cupcake com confeitos de chocolate ou com chocolate granulado.

Cobertura Merengue

Ingredientes:

  • 50 ml de água
  • 200 g de açúcar
  • 3 claras em neve

Modo de Fazer:

Misture 50 ml de água e 200 gramas de açúcar, e leve ao fogo, sem mexer. Quando a mistura atingir o ponto de fio grosso, é hora de bater 3 claras em neve e acrescentar a calda aos poucos. Bata sempre até esfriar. Quando estiver frio, o merengue já pode ser colocado sob o cupcake.

Cobertura Marshmallow

Ingredientes:

  • 1 copo de claras (copo tipo requeijão)
  • 3 copos e 1/2 de açúcar peneirado
  • 1 colher (de sopa) bem cheia de emulsificante
  • 1 colher (de chá) de essência de baunilha

Gotas de corante em gel

Modo de Fazer:

Coloque o açúcar, as claras e o emulsificante em uma batedeira e bata em velocidade alta. Quando a mistura estiver firme acrescente a essência de baunilha ou outra de sua preferência e bata novamente. E, se quiser colorir o marshmallow, acrescente gotas de corante em gel.

Cobertura Cream Cheese

Ingredientes:

  • 80 g de cream cheese
  • 02 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer:

A manteiga e o cream cheese devem ser batidos em uma batedeira até ficar um creme leve. Depois, basta acrescentar o açúcar de confeiteiro. Não esqueça de continuar batendo enquanto coloca o açúcar de confeiteiro. Pronto, a cobertura cream cheese já pode ser colocada em cima do cupcake.

Cobertura sem Manteiga

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícaras mais 2 colheres de açúcar
  • 2/3 de xícara de água
  • 2 colheres de sopa de xarope de milho
  • 6 claras de ovo em temperatura ambiente

Modo de Fazer:

Em uma panela pequena misture o açúcar, a água e o xarope de milho. Ponha para ferver em fogo médio e vá mexendo até que o açúcar se dissolva. Depois, deixe ferver, mas agora sem mexer, até a mistura atingir 110 graus (230 Fahrenheit). A temperatura é medida com um termômetro. Enquanto a mistura ferve, está na hora de bater as claras em velocidade média-alta. Com o mixer em funcionamento, adicione por último mais 2 colheres de açúcar e continue misturando tudo. Quando a primeira mistura atingir 110 graus, é hora de retirar do fogo. A seguir, adicione a mistura às claras batidas, porém em um ritmo mais lento. Depois, aumente a velocidade e bata tudo até que a mistura fique homogênea. Quando estiver bem consistente, a cobertura sem manteiga estará pronta. Coloque a cobertura imediatamente sobre os cupcakes.

Receita Cupcakes - www.receitacupcakes.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.